sexta-feira, agosto 11, 2006

pensar enquanto se luta



O beat'em'up pode ser entendido como um tipo de videojogos de acção muito caracterizado pelo seu estilo arcade. Títulos como Street Fighter, Mortal Kombat e a série King of Fighters foram dos mais marcantes neste género. As artes marciais e a competição são factores únicos neste género que teve um grande impacte nos inícios dos anos 90. Muitos destes títulos foram proíbidos em diversos países devido ao excessivo grau de violência explícito durante as lutas. Apesar dos litros de sangue espalhados pelo ecrã durante os combates serem alvos de duras críticas, estes títulos fizeram as delícias dos fãs que se entusiasmavam, ainda mais, por cada murro ou pontapé que davam no adversário. Contudo este género de videojogos não era apenas constituído por títulos cuja acção principal se desenrolava nos limites de uma arena, onde o principal objectivo consistia em derrotar o adversário.
A maior parte dos autores tendem a distanciar-se dos beat'em'up, talvez por acharem que a sua jogabilidade não é tão interessante como a de outro tipo de géneros. Talvez não seja tão complexa, mas ainda assim a sua mecanização ultrapassa as barreiras básicas do tão apelidado push-button. O rápido raciocínio e a própria coordenação mão-olho, terão que ser, por parte do jogador, quase que imediatas. Vejamos o exemplo de Street Fighter ou Mortal Kombat
. A existência de variadíssimos combos acaba por ser uma das alternativas que requerem um maior tempo de aprendizagem e como resultado uma maior eficácia. Um combo é entendido como um conjunto de botões que terão que ser pressionados numa determinada sequência lógica num tempo certo, de maneira a resultar numa ofensiva que permita retirar mais energia ao nosso adversário. Se tivermos agora em conta que neste tipo de videojogos poderá existir 3 combos para cada personagem, e sabendo que poderão existir mais de 10 ou 20 personagens, quanto tempo poderá demorar todo este processo de aprendizagem e de interiorização de informação por parte de um jogador menos experiente a este tipo de videojogos? Talvez seja esta a principal razão pela qual diversos autores se distanciem dos beat'em'up. Não quero com isto afirmar que jogar muitas horas este género de videojogos nos tornem mais inteligentes. Contudo, esta assimilação de informação aliada a uma rápida coordenação mão-olho, poderá ajudar o jogador a um exercício mental cada vez mais fluente.

E não, não me esqueci dos fatalities presentes na saga Mortal Kombat. Apenas acho que este pequeno exemplo dos variadíssimos combos existentes sustenta a minha afirmação final.