sábado, agosto 19, 2006

instinto de sobrevivência



Gostaria de partilhar com vocês uma experiência que tive recentemente com Condemned: Criminal Origins (Monolith, 2006) que, apesar de, aparentemente, não trazer nada de novo numa primeira abordagem, existem inúmeros elementos que, embora já tenham sido explorados de diferentes maneiras noutros títulos, acabam por realçar um dos instintos primordiais do ser humano: a sobrevivência.
Este título é um First Person Shooter de acção que nos coloca na pele de Ethan Thomas, um agente e investigador do FBI que se vê envolvido numa perseguição sem limites a um serial killer. Até aqui nada de novo, mas no decorrer da jogabilidade é possível verificar que as munições são uma raridade e as armas de fogo um autêntico luxo. Toda a realidade virtual a qual o jogador é projectado encontra-se recheada de inúmeros "elementos mortiferos" possíveis de serem utilizados. Desde canos enferrujados, pedaços de madeira espalhados no chão, placards presos nas paredes, entre muitos outros utensílios arcaicos, tudo vale para assegurar uma protegida continuidade na progressão pelos ambientes virtuais que nos são apresentados. Aqui convém fazer referência ao conceito de exploração do cenário, que, ao contrário do que acontece em inúmeros títulos FPS, torna-se fundamental zelar pela sobrevivência de Thomas. O conceito de exploração encontra-se intrinsecamente ligado ao conceito de imersão na medida em que - segundo o autor Steven Poole - "a imersão permite ao jogador uma intensa absorção na qual a sua forma de jogar vai-se tornando satisfatória” [2000:10]. Johan Huizinga na sua obra Homo Ludens refere que “a absorção do jogo não tem explicação através da análise biológica”, mas é “nesta absorção, neste poder de enlouquecer, que reside a verdadeira essência do jogo, a sua qualidade primordial” [2003:19].
Em Condemned: Criminal Origins
, a qualidade primordial acaba por ser definitivamente a sensação de perigo constante e de insegurança permanente. De certeza já jogaram videojogos onde têm à vossa disposição uma panóplia considerável de armas de fogo. O que por vezes acontece é que quando as munições acabam, não existe a possibilidade de pegar e atacar o adversário com um qualquer objecto que encontrem na realidade virtual que possa servir de "arma branca" (como uma cadeira por exemplo!). Este título, pelo contrário, explora o instinto de sobrevivência presente no funcionamento comportamental do ser humano, acabando por ser um desafio constante ao jogador quando se encontra sem qualquer tipo de arma de fogo numa intensa e violenta luta com o adversário...