domingo, novembro 05, 2006

cinegames: o veredicto final!



O relato do dia da apresentação da minha tese de Licenciatura

Foi esta última sexta-feira, dia 3 de Novembro, que, com os meus ainda 22 anos, consegui finalizar a minha Licenciatura em Tecnologias de Comunicação Multimédia no Instituto Superior da Maia. O dia estava cinzento, o nervosismo era indescritível, a tarde interminável e a ansiedade inesgotável...

Sexta-feira, dia 3 de Novembro às 19:00 da tarde/noite, foi a data marcada para dar início à apresentação e à respectiva defesa da minha investigação intitulada "Cinegames - Influências e Diferentes Adaptações". As pessoas mais importantes da minha vida estavam presentes: a família, a namorada e os amigos (poucos mas os melhores) também. Uma hora antes encontrava-me com o meu orientador Mestre Fernando Faria Paulino, para os pequenos ajustes e delinearmos a melhor estratégia de defesa. A hora aproximava-se e tudo parecia estar pronto...

A apresentação começou com o Doutor Alexandre Valente Sousa a iniciar o seu discurso, passando-me a palavra durante 20 minutos. Ao abrir a minha aplicação prática no portátil que tinha à minha frente, com a mão ainda a tremer fiz double-click no ficheiro executável... a partir daí a audiência mostrou-se interessada, o júri atento e eu, com o compreensível nervosismo, iniciei o discurso. Contudo, e com o avançar da apresentação, tudo se alterou e, surpreendido, comecei a reparar que o palco já em nada me intimidava, bem pelo contrário. Sentia-me seguro, confiante e, principalmente, feliz... pois sabia que tinha todo o apoio do melhor público que qualquer pessoa desejaria ter!

A defesa correu extremamente bem. Num discurso correcto e animado, fui trocando ideias com o júri sobre os novos conceitos que abordei ao longo da minha investigação, havendo sempre uma preocupação e um enorme respeito, tanto de um lado como do outro, em elevar os videojogos a um patamar de relevo, alargando os horizontes do conhecimento sobre a sua cultura, como resposta a uma necessidade cada vez mais notória e obrigatória! O blog Pensar Videojogos foi também mencionado como uma iniciativa de louvar, por ter dado a hipótese a outras pessoas de poderem participar e expressar a sua opinião, que, de uma forma ou de outra, acabaram por contribuir positivamente para o resultado final obtido, apesar de ter ultrapassado o limite máximo de páginas (233 no seu total!!).

No final, a satisfação geral estava expressa nos rostos dos vários intervenientes que de uma forma directa ou indirecta, testemunharam um acontecimento de facto notável. Não seria correcto da minha parte afirmar que a nota final não me surpreendeu. O 19 que obtive superou as minhas expectativas, apesar do meu enorme esforço ao longo dos últimos anos. Foi um dia em grande, com nervosismo, alegria e enorme satisfação, principalmente por notar uma grande receptividade em relação ao tema que abordei por parte do Corpo Docente do Instituto, pelo encorajamento que me deram em continuar a seguir uma carreira na área da investigação e por saber que os videojogos são vistos com uma maior seriedade e um maior interesse ao nível dos game studies. Fica aqui expresso o meu enorme agradecimento e a promessa de trabalhar nos pequenos "ajustes" da minha obra!

Um dia memorável e inesquecível que encerrou uma fase importante da minha vida e abriu as portas para inúmeras oportunidades e para um futuro que espero que seja o melhor!

... e o sorriso lindo da minha namorada foi um dos segredos para todo este meu sucesso!