quarta-feira, julho 26, 2006

tetris: the perfect game



Apesar de toda esta mega evolução a que se assistiu, principalmente, na última década, com o surgimento de uma nova perspectiva e de uma nova dimensão, existe um videojogo que se manteve fiel a si próprio: falo-vos de Tetris!
Claro que existem diferentes títulos como Block Out em tudo semelhante a um Tetris em 3D, mas com regras bem diferentes do original.
Este antigo mas sempre actual videojogo, consegue reunir um conjunto de características que o tornam único. Em primeiro lugar é fácil de jogar. Só é preciso uma tecla para fazer rodar a peça e duas para a deslocar quer para a direita quer para a esquerda; existe um grau de dificuldade crescente ao longo da sua jogabilidade. Os primeiros níveis são extremamente fáceis, resultando numa sensação de pleno domínio por parte do jogador sobre a mecânica do videojogo. Contudo à medida que os níveis vão avançado, a jogabilidade torna-se mais complicada, proporcionando um constante desafio sem nunca criar uma sensação de frustração ou até mesmo irritação; não existem bugs como acontece em grande parte dos títulos actuais que por vezes nos obrigam a reiniciar o jogo só porque o boneco ficou acidentalmente encravado numa porta ou a "boiar" no espaço vazio; é um jogo pensado para ambos os géneros e para várias idades; apesar da sua simplicidade em termos de jogabilidade, este jogo requer um rápido e antecipado raciocínio, isto é, um bom jogador de Tetris enquanto desloca e roda uma peça já está a pensar na próxima que vai surgir; as regras do jogo são bastante simples; o balanço é constante uma vez que a variação da dificuldade sucede de um modo bastante gradual; não existe a noção de vitória nem derrota, mas sim um objectivo em constante update: fazer um maior número de pontos do que o actual highscore.
São muitos os aspectos positivos que poderia aqui mencionar sobre este clássico, mas o que realmente interessa questionar é o seguinte: Até que ponto Tetris não perderia o seu carisma se tivesse acompanhado a evolução das novas tecnologias? Neste ponto costumo dar sempre dois exemplos.
GTA3 é um bom exemplo da passagem 2D para 3D, enquanto que Worms 3D é, infelizmente, um mau exemplo (para quem teve a oportunidade de jogar sabe do que estou a falar). Tetris manteve-se igual a si próprio, e talvez isso o tenha tornado simplesmente num jogo perfeito, inteligente e intemporal...