sexta-feira, março 09, 2007

next-gen vs. classics



Serão os videojogos do futuro melhores do que os actuais? E os actuais serão melhores que os antigos?

Muitas teorias são levantadas sobre as estratégias de marketing usadas hoje em dia na promoção de um determinado título. A melhoria da qualidade dos gráficos next-generation parece ser uma das promessas mais vincadas nos tempos que correm, tornando os jogadores ansiosos por notícias de novos lançamentos ou de possíveis sequelas dos títulos mais jogados. As primeiras imagens que antecedem os videojogos costumam surgir meses antes do seu lançamento oficial. Sejam elas estáticas, dinâmicas ou interactivas, têm vindo a tornar-se nas respostas que melhor acalmam as euforias por parte da maioria dos jogadores, que aguardam a todo o momento por novos elementos visuais de um determinado videojogo next-gen (1).
Apesar da força da imagem poder ser inesgotável até ao lançamento oficial de um videojogo, após essa data, a mesma continuidade nem sempre é garantida. Em alguns casos poderá resultar numa clara frustação, dando azo a um rápido esquecimento. Noutros, a imagem de um jogo poderá perdurar eternamente na memória como uma das mais intensas experiências jogáveis de sempre. É esta a principal diferença entre os jogos next-gen e os "clássicos" uma vez que os primeiros usam e abusam do poder da imagem como principal estratégia de marketing até à respectiva data de lançamento. A qualidade é muitas vezes substituída pela quantidade, os prazos são cumpridos à pressa e o resultado final acaba por não igualar as expectativas iniciais, tornando os videojogos vítimas frágeis e descartáveis nas mãos de um público cada vez mais crítico e exigente. Com isto, são os clássicos que acabam por prolongar a imagem da sua simplicidade no tempo, reforçando a certeza de uma recordação viva e para sempre eterna mesmo nos recantos mais escondidos das nossas próprias memórias. O tempo leva, mas não apaga!

____________________

(1) Veja-se o exemplo de Halo 3 ou do já dramático countdown disponível no site oficial de Grand Theft Auto IV para o seu primeiro trailer.