terça-feira, janeiro 02, 2007

desejos para 2007




O ano de 2006 foi excelente. Na minha perspectiva um dos melhores no panorama dos videojogos, principalmente no nosso País. Surgiu a APROJE e com ela alguns eventos marcantes como o GAMES'06. Também tivemos o lançamento de várias consolas bem como um alargar de conhecimento em torno da teoria dos videojogos, não só na criação de vários blogs como também no aparecimento de várias obras em torno deste meio de entretenimento lúdico. Desta forma elevo as minhas expectativas e faço votos para que 2007 seja, se possível, melhor que 2006:

1. Que os videojogos deixem de ser vistos pela maioria como «bolas de futebol (...) feitos para brincar» (in Em Reportagem RTP, "Loucos Por Jogos", Setembro de 2006).

2. Que se inicie de uma vez por todas uma Licenciatura, Mestrado e/ou Doutoramento nesta área de estudo em Portugal.

3. Que a equipa portuguesa da Move Interactive consiga finalizar e lançar
Ugo Volt (e se não for pedir muito, que a editora não seja internacional...)

4. Que o lançamento da nova consola da Sony sirva de "incentivo" para a concorrência baixar os preços (exageradamente elevados) dos seus títulos.

5. Que a IO Interactive se lembre finalmente da sequela de Freedom Fighters e a RockStar Games de finalizar a suposta trilogia (?) de Max Payne.

6. Que o melhor jogo de 2007 seja novamente outro da Xbox 360! :)

7. Que o conceito inovador do gameplay da Nintendo Wii possa também surgir noutras consolas.

8. Que seja criado um género de videojogo completamente novo!

9. Como desejo mais pessoal e especial, espero que este meu primeiro ano lectivo como professor assistente na área da semiótica seja um sucesso e que as oportunidades que me deram em 2006 de divulgar os meus estudos sobre videojogos, diminuam os entraves que tenho encontrado desde que decidi seguir uma carreira em investigação, de forma a alargar o meu conhecimento, havendo uma maior seriedade quando as pessoas me ouvem a afirmar que gosto de jogar, escrever e investigar em áreas ligadas ao Game Design e ao Game Studies...

10. ... e quem sabe poder leccionar uma Cadeira de uma dessas áreas... que bom que era!


Por muito difícil que alguns destes desejos possam parecer, é sempre bom ter objectivos na vida, nem que sejam praticamente impossíveis de alcançar. Um bom 2007 para todos! Em breve voltarei com mais actualizações!