sexta-feira, outubro 06, 2006

agradecimentos I



Porque é importante realçar o trabalho que se tem feito em Portugal aproveito para deixar os meus agradecimentos a diversas pessoas...

Foi no dia 17 de Julho do presente ano, que decidi criar o Pensar Videojogos, numa altura em que me encontrava a finalizar a tese de Licenciatura. Ainda assim, foi, aproximadamente, à 2 anos que comecei a ganhar um particular gosto pela investigação, por tentar aprofundar o meu conhecimento numa área que ainda hoje é (infelizmente) muito pouco explorada no nosso País. Os meus objectivos são claros e não pretendo ficar por aqui. Tentarei iniciar um Mestrado ou (se possível) um Doutoramento como forma de complementar e enriquecer todo o meu trabalho até à presente data!
Uma visão utópica que parecia impossível de alcançar à uns anos atrás, mas que neste último ano se tornou verdadeiramente viável e tentador. Tem-se assistido a vários projectos e iniciativas que, a meu ver, irão definitivamente ajudar a mudar a opinião das pessoas mais retrógodas que ainda teimam em avaliar os videojogos como uma espécie de junk-food, ou praga instalada numa sociedade que se diz cada vez mais contemporânea e aberta às novas tendências tecnológicas...
O "choque tecnológico" chegou definitivamente ao nosso País e os videojogos são uma clara referência, assumindo uma enorme importância na evolução das tecnologias e, porque não, da nossa própria evolução...

Felizmente existem pessoas que, como eu, se preocupam em pensar videojogos e em dinamizar esta área em constante crescimento. Assim sendo aproveito a ocasião para deixar os meus sinceros agradecimentos:

- À
APROJE (Associação de Produtores de Jogos Electrónicos) pelas excelentes iniciativas, eventos (como o GAMES2006) e pelo projecto delineado que tenderá a afirmar-se já nos próximos anos, tanto na área da investigação como na área da produção.

- À revista
MegaScore pelo meu post "Double-Click: Uma Viagem Temporal" ter sido considerado a Carta do Mês (in MegaScore nº 133, Outubro 2006, pp. 18) e em especial ao Director da revista Nélson Calvinho pelo convite e pela oportunidade que me facultou em poder colaborar para a MegaScore com um artigo mensal já a partir do próximo mês.

- Ao Dori Prata pelo convite ao seu novo projecto
Inside Games que espero que arranque dentro em breve!

- À
Patrícia Gouveia, ao Pedro Silva e ao Chico Queiroz pelos seus excelentes contributos, diversos debates e pela ajuda que me têm prestado ao longo dos últimos meses.

- Ao
Roger Tavares, pela amável referência que elaborou.

- A todos os meus leitores sem excepção e em especial ao
Edgar Ascensão, Francisco Mendes e Mário Lopes que desde sempre me acompanharam ao longo da blogosfera, tanto no meu antigo blog, como neste novo projecto.

Não podia deixar passar esta oportunidade de vos agradecer pelos constantes elogios e pelas simpáticas palavras. Como é bom ver o meu trabalho reconhecido...

Obrigado a todos!