quarta-feira, julho 23, 2008

level #2: completed!



Apesar de um ligeiro atraso devido a períodos de avaliação, não podia deixar de assinalar mais um nível do Pensar Videojogos que se completou no passado dia 17 deste mês. Desde o dia da sua criação denoto um crescimento assinalável proporcionando uma maior amplitude e profundidade não só ao nível do conhecimento crítico como das experiências pessoais imbuídas nesta temática que têm vindo a ser exploradas ao máximo.

Desde Julho de 2006 que tenho vindo a conhecer e a partilhar ideias, a aprender e a assimilar novos conceitos, a trocar experiências lúdicas e a desconstruir múltiplos processos de significação. Convosco terminei a minha Licenciatura, iniciei o meu Doutoramento, partilhei artigos publicados em revistas, entrevistas cedidas, palestras e aulas leccionadas. Convosco procurei melhorar, ensinar e sobretudo aprender com louváveis debates e comentários em torno dos videojogos.

Analisando estes últimos dois níveis noto, sobretudo, que conseguimos em conjunto elevar os videojogos a um patamar assinalável, exigindo um discurso cada vez mais cuidado, sério, crítico e, sobretudo, científico. Vejo com agrado as louváveis iniciativas que se têm criado em torno dos videojogos como objecto de estudo finalmente independente. Workshops, conferências, palestras e novas disciplinas estão a surgir no nosso País. Quero, portanto, neste mês que antecipa as férias prolongadas partilhar desta minha alegria. Fecilitar-vos pela ajuda que me deram e por terem feito do Pensar Videojogos um espaço de convívio e aprendizagem no qual muito me orgulho. O meu obrigado a todos!

Vamos continuar a jogar? :)

domingo, julho 20, 2008

Max Payne Trailer

Já se encontra disponível as primeiras imagens da tão aguardada adaptação de Max Payne para o grande ecrã. Difícil para já tirar conclusões e dissipar algumas dúvidas. Contudo o traço característico evidenciado pela sua estética noir parece prevalecer e manter-se intocável. Estreia prevista para Outubro deste ano.



______________

site oficial do filme: www.maxpaynethemovie.com

sexta-feira, julho 11, 2008

can you guess all the games?





Recebido por email, venho neste post apresentar-vos um divertido exercício ao conhecimento geral e poder de retenção visual de todos os jogadores. Baseado num quiz da revista Empire em relação a Movie Posters, Bruno Figueiredo criou e aplicou a mesma ideia inserida na temática dos videojogos. "Can You Guess All The Games?" tem como principal objectivo "divertir a pessoa" testando o seu conhecimento em relação não só aos clássicos como aos títulos mais recentes. Boa sorte!

____________

Podem jogar aqui: "can you guess all the games? - videogame quiz

terça-feira, julho 01, 2008

sugestão pessoal para futuro jogo da Wii??




No dia 28 de Abril do ano passado, publiquei uma sugestão pessoal para um futuro título da Nintendo Wii que considerava ter enormes potencialidades para explorar ao máximo as diversas mecânicas e modos de interacção na nova consola. Uma adaptação da série de televisão francesa Fort Boyard reunia um conjunto interessante de acções, enigmas, puzzles e narrativas que poderiam contribuir para uma ampla experiência videojogável. Felizmente, parece que Fort Boyard terá mesmo a sua versão na Nintendo Wii. Fiquem com algumas imagens que encontrei e sim se for como a série original temos jogo!